Instrumento para auxiliar na sincronização ou ajuste de velocidades dos motores

O IDV-% é utilizado para indicar a diferença entre duas velocidades (de RPM, MPM, etc).
Aplicação: utilizado na medição ou ajuste de sincronismo de velocidades.
Exemplo:
O tecido entra na máquina lavadeira/ secadeira e durante o processo sofre um encolhimento que é proporcional ao comprimento. É necessário então sincronizar as velocidades dos motores de entrada e saída com uma diferença igual ao encolhimento. Ou seja, se durante o processo ocorre encolhimento de 10%, o motor da saída terá que rodar 10% menos que o motor da entrada para evitar a ruptura do tecido.
Para funcionar depende apenas de receber 2 sinais em forma de pulsos com a relação de pulsos por volta ou por metro iguais para os dois pontos; porém o tempo de resposta da leitura depende exclusivamente da freqüência dos sinais, e a faixa ideal de freqüência está entre 200 e 3000 Hz.
Normalmente, para se obter a freqüência ideal é necessário a utilização de 2 geradores de impulsos, porém em casos de alta velocidade pode-se gerar pulsos através de sensores de proximidade.
Características técnicas:
Indicador IDV% com 4 dígitos para medição 0 a 999.9%, sendo que 100.0% corresponde a duas velocidades iguais ou 0.0% de diferença. Precisão +/- 1 digito ou 0.1%. Display de Led vermelho de alto brilho com 14mm de altura. Entradas para receber sinais em forma de impulsos elétricos, provenientes de encoders. Montado em caixa plástica de ABS alto impacto nas dimensões: 48 x 96 x 140mm de profundidade.

Comments